Blog Quintess - Fique por dentro de tudo sobre Moda, Beleza e muito mais

Paetê, desejo de brilhar!

Os paetês já tiveram várias funções ao longo da história, mas transformar as peças em puro poder e glamour é algo que continua acontecendo até hoje, depois de séculos! Porque se tem uma coisa que não mudou foi o nosso desejo de brilhar, né?! ✨

A palavra paetê deriva do inglês ‘sequin’, que deriva do árabe ‘sikka’, que significa moeda. As lantejoulas já eram usadas antes mesmo de Cristo, com propostas de materiais bem diferentes dos usados hoje, mas sempre trazendo brilho às vestimentas.

Os paetês já foram encontrados em algumas civilizações diferentes, na Índia, Peru e Egito(inclusive uma camiseta do próprio Faraó).

Acredita-se que antigamente moedas(discos de metal), eram costuradas nas peças, de reis e rainhas, para mostrar seu status e o quão ricos eram. Nada estava ali à toa. Mas também já foram considerados amuletos para proteção contra espíritos malignos, e para evocar a luz divina.

A popularização do paetê e sua forma em plástico só começou no início do século XX. Ele era produzido industrialmente e comercializado, popularizando-se entre peças confeccionadas e usadas em peças da Brodway. Nos anos 60 se tornou indispensável nas discotecas e nos anos 70 e 80 já era considerado peça diurna.

https://bit.ly/3DcYVNl

Os paetês também estão presentes em todos os eventos de gala em Hollywood, e atualmente aparecem como tendência de moda, e estão super em alta novamente, no mundo todo!

E para você não ficar por fora dessa tendência separamos uma dica imperdível da Quintess, dá uma conferida nesse kimono dourado de paetês:

E vocês, qual ocasião não deixam de brilhar? Deixa aqui nos comentários!

Quer ver mais peças como essas? Vem conferir aqui.